BALÃO INTRA-GÁSTRICO: PROGRAMA DE PERDA DE PESO

O que é o balão intragástrico?

Trata-se de um dispositivo de silicone, que é introduzido através de endoscopia digestiva, sendo posicionado no estômago, onde ele é preenchido com 400 a 700 ml de uma solução contendo um corante (azul de metileno). O balão cheio ocupa espaço dentro do estômago, causando, assim, uma sensação de saciedade, o que diminui a fome e possibilita a perda de peso.

Qual a perda de peso esperada?

Os resultados são variáveis e é fundamental o envolvimento do paciente no tratamento. De forma geral, espera-se uma perda de 10 a 20% do peso corporal. É importante dizer que não existe tratamento milagroso para a obesidade. Entretanto, a perda de peso induzida pelo balão deve ser considerada o ponto inicial de um programa de mudança de hábitos de vida, envolvendo uma reeducação alimentar e a prática de atividade física. Isto é fundamental para que o resultado positivo seja duradouro.

Quem pode se beneficiar do balão?

O balão está indicado para pacientes obesos ou com sobrepeso, especialmente aqueles com IMC acima de 27, que não obtiveram sucesso com o tratamento clínico (dieta, atividade física e medicamentos). Também é indicado em superobesos, com o objetivo de perda mais rápida de peso, para viabilizar uma cirurgia bariátrica.

Existem contra-indicações?

O balão não deve ser usado em pacientes com distúrbios psiquiátricos e dependentes de álcool ou drogas. Portadores de úlcera gástrica, grandes hérnias de hiato e com passado de cirurgias gástricas também podem ter a colocação do balão contra-indicada, assim como usuários de anti-coagulantes e portadores de doença cardíaca mais grave.

Como é organizado o tratamento?

O paciente passa por consulta médica na clínica, seguida de avaliação com a nutricionista. Na consulta, será explicado todo o processo de colocação, acompanhamento médico e nutricional, bem como o procedimento de retirada. Alguns exames laboratoriais podem ser solicitados. Após isto, será agendada a colocação do balão, que é feita através de uma endoscopia, sob sedação, em procedimento que dura cerca de 20 minutos. Dispomos de equipe médica de plantão, que poderá auxiliar o paciente durante todo o período do tratamento. Este dura de seis meses a um ano, na dependência do balão a ser escolhido.

Existem efeitos colaterais?

Sim. Os usuários do balão apresentam algum desconforto, especialmente na primeira semana após a colocação, quando podem apresentar dor abdominal, náuseas e vômitos. Na grande maioria dos casos, os sintomas podem ser controlados com medicamentos, algumas vezes endovenosos. Em situações mais raras, o desenvolvimento de intolerância mais intensa pode levar a uma necessidade de retirada precoce do balão

E complicações?

O balão é considerado um método seguro para a perda de peso, com baixo índice de complicações, especialmente com os balões mais modernos e com a adequada adesão do paciente e acompanhamento rigoroso. Dentre as complicações, devemos citar a desidratação causada por vômitos, especialmente nos primeiros dias. Raramente, pode ocorrer ruptura e esvaziamento do balão, com sua migração para o intestino, o que pode causar obstrução intestinal. Há risco também de desenvolvimento de úlcera gástrica e colonização do balão por fungos. Ressalta-se, porém, que o seguimento clínico cuidadoso e manutenção do balão apenas pelo período proposto ocasiona significativa redução das complicações.

Qual o preço?

Os valores podem ser obtidos na clínica com a Sra. Maria José e inclui o balão, procedimentos endoscópicos de colocação e retirada, além do acompanhamento médico e da nutricionista por todo o período, com confecção de relatório final. A consulta inicial será incluída no preço total, caso seja feita a opção pela colocação.